
Tecnologia, Educação e ECA
Proposta
É crescente o número de professores que se interessam em abordagens do uso da Tecnologia em sala de aula aliado ao conhecimento do ECA. O uso da tecnologia no contexto educacional pode aferir uma melhora na qualidade do processo educativo quando bem direcionada. Trata-se de projetos de educação em instituições de ensino que busca novas formas de trabalho, liberdade pedagógica e reconhecimento profissional.
Esse curso tem por objetivo apoiar aqueles que desejam iniciar ou aperfeiçoar sua atividade pedagógica fazendo uso da tecnologia, possibilitando a realização do trabalho mais eficiente organizado e com pleno contentamento.
Em duas semanas, vamos explorar o que é Tecnologia na Educação, contemplando também aprendizagens sobre o ECA. Estudaremos também, ferramentas gratuitas e pagas que podem auxiliar em uma melhor prática em sala de aula.
Reuniremos referências sobre equipamentos básicos (smartphones, caixa de som, projetor...) e sua ampliação de uso.
Os participantes serão convidados ainda a fazer uma autoanálise sobre as competências e recursos de que necessitam e a elaborar o planejamento de seus próximos passos nessa jornada.
Público-alvo
Tecnologia, Educação e ECA interessa as instituições educacionais, secretárias de educação e professores(as) e educadores(as) populares que desejam se reinventar em seus planejamentos pedagógicos, fomentando o uso da tecnologia na realização das aulas.
Para ter sucesso na docência é importante ter iniciativa e querer desenvolver novas competências para o uso de tecnologias na área de educação.
Objetivos
Os participantes terão a oportunidade de:
-
Conhecer os conceitos básicos de Tecnologia;
-
Conhecer as ferramentas gratuitas e pagas para uso em sala de aula;
-
Estudar e se inspirar no modelo de trabalho que faz uso da tecnologia;
-
Identificar serviços, profissionais e referências que apoiem seu desenvolvimento profissional;
-
Identificar recursos tecnológicos e de segurança on-line para suas iniciativas docentes;
-
Abordagem sobre o ECA;
-
Realizar uma auto avaliação das competências e pré-requisitos necessários;
-
Planejar ações para o próprio desenvolvimento e o início ou melhoria das atividades independentes.
Benefícios
Esse curso pode contribuir para o início de um trabalho docente com maior inovação, tornando o trabalho mais consistente e bem-sucedido, possibilitando também o reconhecimento profissional.
Metodologia
Ao longo de duas semanas, vamos interagir de maneira dialógica, expositiva e colaborativa, utilizando tecnologias básicas. As atividades incluem a leitura de textos, vídeos, áudios, discussão de casos, realização de pesquisas, troca de experiências entre a turma e o esclarecimento de dúvidas.
O curso propõe, ainda, a auto avaliação dos(as) participantes e a elaboração de um planejamento pessoal para o início ou melhoria de suas atividades docentes.
Ao final do curso faremos sessões de orientação em grupos por videoconferência.
Pré-requisitos
Para participar, é necessário:
-
Desejar fazer uso da tecnologia em atividades pedagógicas;
-
Possuir um smartphone e computador;
-
Saber usar e-mail e navegar na web;
-
Ter disciplina e motivação (essenciais para uso da tecnologia).
Dedicação
É necessário dedicar ao curso aproximadamente duas a três horas por dia ao longo de duas semanas. Esse é um curso livre introdutório e executável, com carga horária de 20 horas.
Certificados
Ao final o(a) aluno(a) que tiver 90% de frequência, recebera o certificado de conclusão do curso.
Tenha essa formação em sua instituição
Nos envie uma mensagem: contato@iteseprojetos.com.br
Realização
ITESE– Instituto de Tecnologia, Sociedade e Educação
www.iteseprojetos.com.br
